Crush Test

Os meios mais comuns de instalação de dutos flexíveis para extração de hidrocarbonetos offshore envolvem equipamentos chamados de tensionadores, os quais comprimem radialmente o duto flexível e assim permitem um lançamento suave e seguro, sem a ocorrência de escorregamento inesperado do duto. Para determinar a adequação de um projeto de duto flexível com relação aos carregamentos dos tensionadores, o ensaio de Crush é realizado, combinando carregamentos radiais e axiais visando simular as condições de instalação previstas.

Para realizar o ensaio de crush em escala real, a Símeros têm à disposição uma bancada modular com capacidade instalada de até 225 tonf (2.250 kN) de carga radial  e até 1400 tonf (14.000 kN) de carga axial. O sistema pode ser adaptado às necessidades do cliente, sendo possível a aplicação de carga radial em 2 ou 4 pontos, utilização de sapatas de aperto equivalentes às utilizadas no tensionador de instalação real e adequação do comprimento longitudinal da bancada. A aquisição da força aplicada, tanto radial como axial, é dada através de células de carga em todos os atuadores hidráulicos presentes no sistema, permitindo um controle de carregamentos mais preciso e dados mais confiáveis para posterior análise.

 

 

A Símeros também dispõe de equipamentos auxiliares que visam extrair o máximo de informações relevantes durante os testes. Recentemente, desenvolvemos um equipamento do tipo PIG para inspeção de dutos, que permite a avaliação do perfil interno do duto conforme os carregamentos são aplicados, fornecendo informações imporantes tais como a variação do diâmetro interno bem como a ovalização da seção da amostra ensaiada.