Home > Produtos e Serviços > Execução de testes experimentais > Dynamic Tension-to-Tension Test

Dynamic Tension-to-Tension Test

Dutos flexíveis são projetados de acordo com metodologias específicas que foram sendo desenvolvidas e aprimoradas ao longo dos anos por fabricantes, operadores e pesquisadores. Entretanto, qualquer tipo de modelamento deve ser avaliado por testes apropriados capazes de validar e/ou calibrar as hipóteses assumidas. Tais ensaios, muitas vezes, tem mais de um objetivo, por exemplo, verificar a metodologia de projeto e o coeficiente de segurança à fadiga considerado, além de qualificar o procedimento de montagem utilizado nos conectores dos dutos flexíveis.

Para realizar este tipo de avaliação nos dutos flexíveis produzidos, a Símeros dispõe de  uma bancada para ensaios do tipo tração-tração, cuja a capacidade é de 700 tonf (7.000 kN) de carga axial trativa aplicada de forma dinâmica. Além disso, um sistema próprio de anular alagado pode ser utilizado, aproximando-se ainda mais das condições encontradas em campo. Juntamente com o carregamento axial, é possível ainda impor pressão interna de até 19.000 psi (1.310 bar).

 

 

O controle servo-hidráulico garante uma aplicação precisa dos carregamentos e um sistema próprio de detecção de eventos, constituído de vários sensores, permitem identificar em tempo real perturbações e anomalias que podem ocorrer, como ruptura de camadas, variação na posição de equilíbrio, entre outras. A bancada utilizada para este tipo de ensaio permite a rotação da amostra em torno de seu eixo, bem como o seu alongamento axial. Durante o andamento do teste, os dados são tratados e enviados para o cliente através do nosso sistema de processamento de dados na nuvem, os quais possibilitam diversos níveis de backup, mantendo a integridade dos dados de ensaio.