Extensometria

Um dos métodos mais consolidados da engenharia para medição de deformação é a extensometria. A técnica utiliza resistores elétricos ou óticos, conhecidos como strain gauges, que apresentam variação de suas características relacionada com a deformação.

A Símeros utiliza intensamente a técnica de extensometria para quantificar os níveis de deformação impostos aos equipamentos quando submetidos a solicitações externas, como por exemplo, durante a execução de testes experimentais ou mesmo em situações corriqueiras de operação. Os resultados obtidos através da extensometria podem ser utilizados para validação de métodos numéricos, avaliação da integridade estrutural, procedimentos de otimização e conhecimento do nível de solicitação, o qual pode ser relacionado com a predição de expectativa de vida operacional.

 

 

Possuímos equipe capacitada e equipamentos de aquisição de dados apropriados para extensometria, o que nos habilita instrumentar e receber informações de deformação de centenas de strain gauges simultaneamente.