Home > Produtos e Serviços > Instrumentação e processamento de dados > Sistema de medição de perfil interno de dutos

Sistema de medição de perfil interno de dutos

PIG, ou pipeline inspection gauge, é uma classe de dispositivos que, dentre outras atribuições, realiza inspeções internas em dutos que transportam fluidos, sendo amplamente utilizado na indústria de O&G como método de predição de falhas e para a limpeza de tubulações. Em âmbito laboratorial, PIGs são utilizados para inspecionar características importantes sobre o duto durante a realização de ensaios em escala real, como por exemplo, avaliar a seção transversal interna.

As seções transversais dos dutos podem sofrer variações durante a operação quando submetidos a solicitações de naturezas diversas, como gradientes de temperatura, carregamentos longitudinais, pressão interna e externa, além de esforços oriundos do processo de fabricação, logística e instalação. Tais variações provocam diminuição de eficiência no escoamento de fluidos e principalmente afetam a resistência da tubulação ao colapso.

 

 

Tendo em vista a importância de manter a integridade do duto, parte das metodologias de qualificação são baseadas na variação do perfil interno relacionado aos carregamentos característicos, como por exemplo pressão, tração e compressão radial. Atento a isso, a Símeros desenvolveu um dispositivo que não apenas mede o diâmetro interno como também descreve o perfil interno do duto com precisão, sendo possível avaliar a ovalização do duto conforme as solicitações são aplicadas.