Institucional

História

Home > História

Fundada em 06 de outubro de 2009 em Porto Alegre – RS, a SÍMEROS PROJETOS ELETROMECÂNICOS LTDA nasceu com inspiração e foco voltado para a inovação tecnológica. A ideia inicial foi utilizar o conhecimento técnico obtido na formação acadêmica dos sócios fundadores para prestação de consultorias em empresas do estado do Rio Grande do Sul.

Os primeiros serviços já ofereciam uma integração, até então não muito utilizada nas empresas do interior gaúcho, entre modelamento computacional via plataformas CAD (Computer Aided Design), análise numérica com softwares CAE (Computer Aided Engineering) e instrumentação por strain gauges (sensores de deformação). Este pacote integrado ainda é uma ferramenta de engenharia poderosa no processo de desenvolvimento de produtos e um diferencial competitivo importante da Símeros. Logo, com a oferta de um serviço altamente especializado, a Símeros pôde conquistar seus primeiros clientes, e assim se manteve neste mercado pelos anos seguintes.

Em meados 2011, ocasionalmente a Símeros foi procurada e contratada pela empresa WELLSTREAM (atual GE) para realizar uma instrumentação in-situ de alto compromisso técnico. Este trabalho, juntamente com o momento econômico promissor da área no Brasil, direcionaram a visão dos sócios para o mercado de óleo e gás. Desde então, todos os esforços da empresa foram concentrados em desenvolver produtos e serviços especializados para o setor de óleo e gás, mais especificamente para área de dutos flexíveis e umbilicais submarinos, uma vez que os sócios estavam se especializando nestes equipamentos. O ano de 2012 foi um marco importante na história da empresa, pois foi neste ano que a Símeros realizou uma parceria com a empresa TMSA – Tecnologia em Movimentação SA para submeter um projeto no edital de inovação tecnológica lançado pela FINEP, BNDES e PETROBRAS, denominado INOVAPETRO.

Dentre as diversas linhas de enquadramento do edital, a Símeros e a TMSA, submeteram um projeto para desenvolvimento de conectores e acessórios para dutos flexíveis e umbilicais submarinos. O projeto foi aprovado e pode capitalizar a TMSA e a Símeros para desenvolver seus produtos e se posicionar no mercado. Em 2013, a Símeros escreveu e depositou quatro patentes internacionais relacionadas a conectores de dutos flexíveis e umbilicais submarinos, teve a oportunidade de criar profundo relacionamento com a PETROBRAS, principalmente com os pesquisadores do CENPES, através de desenvolvimentos em conjunto, e finalmente, neste mesmo ano pode se aproximar ainda mais dos principais fabricantes de dutos flexíveis e umbilicais. No ano de 2014 a Símeros conduziu diversos projetos de verificação e qualificação de dutos flexíveis e umbilicais submarinos através de testes experimentais, geralmente em escala real, em parceria com laboratório LAMEF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também em 2014, a Símeros foi contemplada com o edital de Subvenção Econômica para desenvolvimento de produtos inovadores promovidos pela FINEP em parceria com a FAPERGS, o programa TECNOVA RS.

Dentro do Tecnova-RS, a Símeros pode iniciar o desenvolvimento de uma técnica inovadora para monitoramento da integridade estrutural de dutos flexíveis e umbilicais submarinos nas operações offshore. O ano de 2015 apresentou outro marco histórico para a empresa, pois em 2015 a Símeros projetou e construiu seu próprio laboratório de testes, o que pode trazer para empresa novos serviços e agilidade em seus desenvolvimentos. Atualmente a empresa Símeros Projetos Eletromecânicos se denomina Símeros Technologies e presta serviços de engenharia sob demanda, executa ensaios de qualificação e pesquisa em dutos flexíveis e umbilicais, projeta suas próprias bancadas de testes dinâmicos, customizadas as necessidades, e desenvolve aplicações utilizando tecnologia de instrumentação e monitoramento para uso próprio e em sites externos.

A equipe da Símeros é composta, na maioria, por engenheiros com nível de mestrado, com vasto domínio em desenvolvimento de produtos, instrumentação e acondicionamento de sinais, processamento e analise de grandes quantidades de dados em tempo real, execução dos mais diversos ensaios. São engenheiros jovens, mas extremamente especializados, que agregam todo seu entusiasmo e competência técnica nos projetos que a empresa executa.

Como podemos lhe ajudar?