Integridade Estrutural

Integridade Estrutural

Identificar e avaliar as fraquezas é o primeiro passo para o sucesso

A análise da integridade estrutural é uma área multidisciplinar que tem por objetivo identificar e quantificar o efeito da ação das solicitações de carregamento e da agressividade do meio de operação no consumo de vida operacional de equipamentos.

A Símeros oferece ao mercado, através de uma equipe capacitada e infraestrutura laboratorial completa, a aplicação de técnicas que podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto, as quais compõem o processo de avaliação da integridade estrutural de equipamentos. Dentre elas:

Modelamento CAD/CAE – tem por objetivo reproduzir computacionalmente as solicitações e deteriorações geométricas evidenciadas em operação e, então, quantificar as concentrações de esforços que possam conduzir o equipamento a uma falha ou a um consumo acelerado de vida operacional.

Instrumentação – consiste em instalar no equipamento um ou mais sensores que possam captar a variação e a intensidade de atuação de fenômenos físicos, como pressão, força, temperatura, deformação, deslocamento, aceleração, vazão, pH, dentre outros.

Monitoramento – tem por objetivo registrar esporadicamente ou ininterruptamente os sinais provenientes da instrumentação.

Processamento de dados – aplicado junto ao monitoramento, o processamento de dados oferece a visualização do comportamento dos sinais ao longo do tempo e permite que diagnósticos sejam emitidos sobre a ação das solicitações e da agressividade do meio de operação nos equipamentos instrumentados e monitorados;

Ensaios experimentais – são utilizados para verificar metodologias de projeto, performance e desenvolvimento de modos de falha em um espécime, componente, protótipo, ou no próprio equipamento dentro de um ambiente controlado que visa reproduzir ao máximo o meio de operação.

Dissecações – técnica investigativa, normalmente aplicada em equipamentos que já foram submetidos a solicitações com o objetivo de identificar e registrar regiões de degradação prematura ou acentuada. As dissecações também visam coletar amostras que possam conter informações sobre as causas da deterioração.

Análise de falha – avaliação de amostras de uma região do equipamento, geralmente removida durante a dissecação, com evidências de deterioração ou falha. A análise de falha permite emitir uma hipótese sobre as causas e mecanismos de desenvolvimento da falha, e assim, produzir informações relevantes a engenharia do produto.

“Somos uma empresa independente ”

A Símeros tem como ideal permanecer independente para inovar sem quaisquer interferências ou restrições provenientes de contratos ou parcerias empresariais.